Ilê

Hierarquia de um terreiro

FUNÇÃO ATRIBUIÇÕES
Iyalorixá / Babalorixá Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
Iyaegbé / Babaegbé É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia.
Iyalaxé Mãe do axé, a que distribui o axé. Cuida dos objetos ritual.
Iyakekere Babakekere Mãe / Pai pequeno do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.
Ojubonã / Agibonã É a mãe criadeira.
Iyamoro Responsável pelo Ipadê de Exú.
Iyaefun / Babaefun Responsável pela pintura branca das Iyawos.
Iyadagan Auxilia a Iyamoro.
Iyabassê Responsável no preparo dos alimentos sagrados.
Iyarubá Carrega a esteira para o iniciando.
Aiyaba Ewe Responsável em determinados atos e obrigações de "cantar folhas".
Aiybá Bate o ejé nas obrigações.
Ològun Cargo masculino. Despacha os Ebós das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Odé e Obaluwaiyê.
Oloya Cargo feminino. Despacha os Ebós das obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya.
Iyalabaké Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar recolhido.
Iyatojuomó Responsável pelas crianças do Axé.
Babalossayn Responsável pela colheita das folhas. Kosí Ewé, Kosí Orixá.
Pejigan O responsavel pelos axés da casa, do terreiro. Primeiro Ogan na hirarquia.
Equede Paralela a Ogans, não recebe santo, cuida dos orixás incorporados e de seus objetos
Axogun Responsável pelos sacrifícios. Trabalha em conjunto com Iyalorixá / Babalorixá, iniciados e Ogans. Não pode errar.
Alagbê
Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Axé chegar ao terreiro, o Alagbê tem de lhe prestar as devidas homenagens.

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FUNÇÃO SIGNIFICADO
Iyalorixá ou Babalorixá A palavra iyá do yoruba significa mãe, babá significa pai.
Iyaquequerê (mulher) mãe pequena, segunda sacerdotisa.
Babaquequerê (homem) pai pequeno, segundo sacerdote.
Ebômi / Egbomi são pessoas que já cumpriram o período de sete anos da iniciação (significado: meu irmão mais velho).
Iaô filho-de-santo (que já incorpora Orixás).
Abiã ou abian Novato. É considerada abiã toda pessoa que entra para a religião após ter passado pelo ritual de lavagem de contas e o bori. Poderá ser iniciada ou não, vai depender do Orixá pedir a iniciação.
Ogâ ou Ogan Tocadores de atabaques (não entram em transe).
Ajoiê ou ekedi Camareira do Orixá (não entram em transe). Na Casa Branca do Engenho Velho, as ajoiés são chamadas de ekedis. No Gantois, de "Iyárobá" e na Angola, é chamada de "makota de angúzo", "ekedi" é nome de origem Jeje, que se popularizou e é conhecido em todas as casas de Candomblé do Brasil.

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